SoloProject SParte 2016 | Emma Thomas | Lucas Simões

SoloProject SParte 2016 | Emma Thomas | Lucas Simões
Zwei Arts

SOLOPROJECT SPARTE 2016 | EMMA THOMAS | LUCAS SIMÕES

Solo Project 2016 – Lucas Simões / Emma Thomas

Lucas Simões (Catanduva, Brasil) é um artista formado em arquitetura e urbanismo. Sua experiência como arquiteto redefiniu sua produção artística e abriu novos caminhos de pesquisa, resultando em um trabalho multidisciplinar, considerando cada pesquisa uma nova possibilidade de explorar espaços e materialidades. Em todos seus vários experimentos, cria uma nova representação que oscila entre beleza e estranhamento, movimento e profundidade. Nesse processo, ele concede especial importância à materialidade do suporte, produzindo experiências que podem, em um caso extremo, destruir o objeto inicial.

O projeto desenvolvido pelo artista Lucas Simões para o Solo Project da Galeria Emma Thomas na SP-Arte, apresenta uma nova série de trabalhos resultado da pesquisa sobre elementos tradicionais da arquitetura de países tropicais, tal como os muxarabis, e a noção de intimidade criada por estes. E em relação aos movimentos modernos sobre o quanto de nostalgia se carrega ao se pensar utopias.

Nas esculturas apresentadas as barras de metal e elementos de sustentação – que em pesquisas anteriores não eram aparentes – são expostas como um novo elemento a ser investigado. Em ‘Vertigem’ e ‘Volátil’, fragmentos geométricos de concreto são atravessados por tramas flexíveis, suspensos no espaço e sem um limite espacial tão definido como as séries anteriores ‘Abismos’ e ‘Vazios’.

A relação com a gravidade, o tempo, o peso e a impermanência são intensificados nesta inversão estrutural.

A feira SP-Arte acontece de 7-10 de abril com abertura para convidados no dia 6 no Pavilhão da Bienal de São Paulo, Ibirapiera, São Paulo. A galeria encontra-se no setor Solo (SL 07 – Térreo – em frente à entrada do MAM) curado por Luiza Teixeira de Freitas. Para o stand, contamos com o apoio da empresa e:light, representante da ERCO, marca alemã que é referência mundial em iluminação técnica de obras de arte (www.goelight.com.br)