News

#Immediate Attention a partir de 14 de janeiro

#ImmediateAttention | exposição do artista Thierry Geoffroy/COLONEL e curadora Tijana Miskovic na Galeria Emma Thomas | São Paulo | Brasil

Abertura 14 de janeiro de 2016, às 18 horas

Conversa 23 de janeiro às 15 horas

A partir de 14 de janeiro, a galeria Emma Thomas recebe o projeto #ImmediateAttention, do artista Thierry Geoffroy e da curadora Tijana Miskovic, residentes na Dinamarca. É uma exposição que muda diariamente, ao sabor dos acontecimentos. Para eles, o 'contemporâneo' como vemos no mundo da arte hoje, muitas vezes não acompanha o 'agora', pedindo uma revisão conceitual ou se desdobrando em um novo conceito, o 'ultracontemporâneo'. A ideia é proporcionar uma nova experiência diária ao público. A dupla vem se apresentando há alguns anos em diversos países, com passagem por espaços como o MoMA PS1. Esta é a primeira vez no Brasil.

A exposição centra-se na capacidade do artista estar no mundo e ser um "termômetro", agente de medição e que dá o diagnóstico das disfunções na sociedade. Expressões artísticas em tempo real podem gerar debate, visibilidade e impacto, segundo Thierry. Pretende ser um aquecimento para um movimento de arte global, abrindo-se para posterior implantação e atividade no Brasil do projeto CUB - Copenhagen Ultracontemporary Biennale, organizada pela dupla e prevista para 2017.

Além de exibir trabalhos do artista Thierry Geoffroy criados com objetos do cotidiano coletados pela cidade, a exposição tem uma dinâmica própria e funciona como um laboratório coletivo de criação instantânea de obras em que os artistas se transformam em catalizadores das questões candentes, muitas das quais ausentes da grande mídia. Thierry e Tijana partem de relações interpessoais, ouvindo e dialogando com as comunidades locais em que eles desenvolvem e transmutam o 'contemporâneo'.

 

Durante a realização do projeto, o artista e a curadora promovem várias atividades e encontros com artistas e público. A exposição desdobra-se em 3 etapas:

A primeira parte, centrada na produção de Thierry Geoffroy fica em cartaz até o dia 23 de janeiro. Muda diariamente, atenta ao que é emergente AGORA. No dia 23, sábado, às 15 horas, Thierry e Tijana conversam sobre sua atuação e suas respectivas práticas artísticas, esclarecendo alguns dos conceitos envolvidos no projeto. Ainda nesta etapa, a dupla abre espaço para artistas convidados dialogarem sobre suas inquietações urgentes, promovendo reuniões diárias no espaço expositivo.

Por fim, e como desdobramento final do projeto, de 01 a 06 de fevereiro, o artista e a curadora convidam alguns desses artistas a exibirem os trabalhos desenvolvidos.

Segundo Tijana, a parceria com um espaço brasileiro de arte permite jogar luz sobre alguns dos problemas atuais do país através de um debate artístico.

Thierry Geoffroy / COLONEL (Nancy, França – 1961)

Também conhecido como COLONEL, Thierry é um artista francês que vive em Copenhague, Dinamarca. É artista visual de formação e vem desenvolvendo formatos artísticos (art format), o mais conhecido deles sendo “Emergency Room”, “ Biennalist” e “Critical Run”. Já publicou seis livros e seus trabalhos podem ser encontrados em museus internacionais. É Chevalier de l’ordre des Arts et des Lettres em seu país de origem. Nos últimos 8 anos, realizou projetos em espaços como o MoMA PS1/New York, USA; ZKM Museum Karlsruhe, Alemanha; Sprengel Museum, Hannover, Alemanha; Moderna Museet, the Museum of Modern Art, Stockholm, Suécia; HEART- Herning Museum of Contemporary Art Denmark, Herning, Dinamarca; Palazzo Delle Arti Napoli, Itália; The Museum of Contemporary Art, Roskilde, Dinamarca; Galerie Asbaek Copenhagen, Dinamarca; The Maldives Pavilion, Venice Biennale, Veneza, Itália; Liverpool Biennial, Liverpool, Reino Unido; Manifesta Biennal, Murcia, Espanha; National Museum Rejkavik, Islândia; Galerie Olaf Stüber, Berlin, Alemanha; IKM Museum, Oslo, Noruega; Fries Museum, Leeuwarden, Holanda; Devron Arts, Huntly, Aberdeenshire, Escócia; The Model, Sligo, Irlanda; Fotografisk Center, Copenhagen, Dinamarca; Cairo Biennale, Cairo, Egito; Blackwood   Gallery Toronto, Canadá; Galerie Ileana Tounta, Athens, Grécia; Kunsthalle Osnabrück, Osnabrück, Alemanha.

Supported by:

Danish Arts Council

Apoio Décio Hernandez Di Giorgi

Links relacionados:

http://www.emergencyrooms.org/formats.html

http://www.colonel.dk

http://www.tijanamiskovic.com

http://www.copenhagenbiennale.org