News

Sinopse de Vários Territórios

Exposição coletiva // de 16 janeiro a 11 de fevereiro de 2014

O projeto Sinopse de vários territórios resulta de uma residência na École Supérieure des Beaux Arts de Tours (França) entre setembro e outubro de 2013.

A proposta era explorar a questão da paisagem como gênero através da fotografia, vídeo e  som, refletindo sobre o que constrói e define um território, e sobre o como os espaços geográficos e sociais interferem nas produções plásticas.

Na exposição são apresentadas as pesquisas de quatro artistas. Juliano Gouveia dos Santos se debruça sobre o conceito de suspensão através de matérias trabalhadas de modo diferente pelo tempo. Maura Grimaldi parte das suas experimentações com os mecanismos e estruturas óticas relacionadas à fotografia. Patricia Osses investiga os lugares literários de Tours, relacionando as histórias locais com a arquitetura e a instalação para produzir uma imagem quase ficcional. Por fim, Samuel de Jesus apresenta uma instalação sonora e visual realizada com a participação de Julio de Paula e da equipe do Atelier d’Écriture et de Son de l’ESBA TALM Site de Tours.

Este projeto contou com o apoio do Ministério da Cultura e da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo.

Biografias

Samuel de Jesus

Samuel de Jesus, Chartres, 1974, residente no Brasil desde 2008. Professor Doutor em História da arte contemporânea e História da fotografia, artista, e crítico, curador em fotografia, Samuel de Jesus tem bacharelado em História da arte pela Université François Rabelais, Tours [1998], e é titular do Titular do Diploma Nacional em Artes plásticos [DNAP] pela École Superieure des Beaux-Arts de Tours [1998]. Mestre em artes visuais, pela Universidade de Paris I Panthéon-Sorbonne [2006], Doutor em cotutela em Etudes cinematographiques et Audiovisuelles pela Université Paris III Sorbonne-Nouvelle e em Comunicação e Cultura, pela Escola de Comunicação – Universidade Federal do Rio de Janeiro ECO-UFRJ [2010]. Ele encerrou em 2013 a sua pesquisa de pós-doutorado em relação ao “Corpo no limite. Posturas extremas nas práticas artísticas contemporâneas”, na Escola de Comunicação e Artes ECA-USP, sob a direção de Sônia Salzstein Goldberg. Além de vários artigos em revistas especializadas nacionais e internacionais, colaborando em vários projetos artísticos, Samuel de Jesus é autor do ensaio “Saudade. Da poesia medieval a fotografia contemporânea, trajetória de um sentimento ambíguo”, publicado pela editora Autêntica, a parecer em 2014.

Juliano Gouveia dos Santos

Gouveia dos Santos. Mauá (SP), 1979. Artista que trabalha sobretudo com fotografia. Começa a expor seus trabalhos em 2007 (“O Lado”, MIS-SP), tendo realizado exposições individuais também em Recife e Piracicaba (“Solstícios”, 2009) e em Lisboa (“Vidas a Descobrir”, 2010).

Dentre os diversos prêmios e apoios recebidos para a realização de seus trabalhos, destaca-se o XII Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, que deu origem ao livro Nadir (2013), o “Prêmio Nascente de Artes Visuais” (2009), o “Prêmio ProAc de Apoio às Artes Visuais” (2008).

Desenvolve seus trabalhos também em âmbito acadêmico, sendo atualmente doutorando em Artes pela ECA-USP. Em 2013, a Edusp lança Tangentes do Jardim Imperfeito, resultado de sua pesquisa de mestrado.

Patricia Osses

Patricia Osses, Santiago 1971, residente em São Paulo desde 1973. É artista plástica formada pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, onde atualmente cursa doutorado em Poéticas Visuais sob orientação de Carlos Fajardo. Também tem formação em arquitetura e música (violoncelo). Seu trabalho trata de reflexões sobre o espaço e sua relação com o indivíduo, através de diversos meios como instalação, performance, fotografia e som.

Tem realizado residências artísticas em países como Chile (Casapin), Inglaterra(Artist Links- British Council), França (École des Beaux-Arts de Tours) e Argentina (UBA).

Entre suas principais exposições individuais estão: 2012: Galeria Leme, Ex-Libris, São Paulo; 2012: Centro Universitário Maria Antonia/USP,Vigne-mère (Videira-mãe), São Paulo; 2011: Metales Pesados Visual, Pequeña Colección de Biliotecas, Santiago/Chile; 2010: Funarte – Galeria Mario Schenberg, CASAPINA, São Paulo.

Links:

- site da artista: www.patriciaosses.com

- obras em video: http://vimeo.com/user10478869

- obras na galeria Leme: http://galerialeme.com/artist/patricia-osses/

Maura Castanheira Grimaldi

São Paulo, 1988.

Vive e trabalha em São Paulo. É mestre pelo programa de Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). Bacharel em Artes Plásticas com habilitação em pintura em 2009 pela mesma instituição passou a desenvolver seus primeiros trabalhos com fotografia ainda na faculdade.

Já participou de exposições em Fortaleza, Belém, São Paulo, Rio de Janeiro entre outras cidades. Entre suas principais exibições destacam-se 4Cidadesrealizada no CAPC – Círculo de Artes Plásticas de Coimbra, I Mostra do Programa de Fotografia 2012/2013 realizada no Centro Cultural São Paulo e a exposição Esquinas realizada no Museu de Arte Contemporânea de São Paulo – MAC/USP em 2012 como resultado do prêmio recebido da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Atualmente, está trabalhando na finalização dos seus últimos projetos desenvolvidos na ocasião de sua residência de dois meses na École Superieure de Beaux Arts em Tours, na França, onde trabalhou como artista e desenvolveu atividades de cunho prático-pedagógico juntamente aos alunos.

Links:

www.mauragrimaldi.com (site da artista)

-http://www.youtube.com/watch?v=fEblMCxdK_A (documentação da exposição 4Cidades).- http://vimeo.com/31698318 (vídeo da obra Projeção de Bolso, 2009, em co-autoria com a artista Inês Moura.)