News

N.A.A.T

Hugo Frasa // de 15 Fevereiro a 22 Março

Hugo Frasa | N.A.A.T.

[Desenho, gesto e pintura]

A série de pinturas (sem título, 2013-2014) que o artista apresenta agora na galeria, traz, num primeiro olhar, aspectos da identidade do desenho. A tensão entre linha e vazio que cria uma outra profundidade e transforma suporte em fundo, abrindo espaço para a fruição do olhar. Segundo Walter Benjamin, no seu ensaio Sobre a pintura ou signo e marca, “a linha gráfica é determinada por oposição à superfície; esta oposição não apresenta, aqui, apenas uma significação puramente visual, mas, também, uma significação metafísica. À linha gráfica está ligado, com efeito, o fundo sobre o qual esta aparece.” É nesse espaço de tensão que o artista aplica uma pintura feita com tinta spray. Com gestos rápidos ele produz ruídos no que é preenchido e imprime assim a memória desse fazer.

Estes trabalhos, no embaçamento entre desenho e pintura, na sua velocidade gestual e num possível diálogo entre racionalismo formal (suprematismo, concretismo) e pixação, apontam para o passado e para o futuro. São um comentário irônico mas também poético sobre a perda do sentido crítico e revolucionário da arte quando canonizada.

[Uma constelação]

Ao redor desse núcleo central de pinturas, expandindo-se e contraindo-se, outras obras do artista constroem um universo pictórico, sonoro e performático capaz de criar uma imersão sensorial que reforça o caráter sarcástico de sua produção. Ao mesmo tempo que a intenção poético-formal das pinturas contamina a percepção de todos os trabalhos, seja nas intervenções gráficas sobre fotografia (2012) ou no vídeo I.T.M. (2013) ou em performances como O.F.A.C. (2012-2013) ou ainda na instalação com guitarra (inédita) presente na exposição, a forma dilui-se em imagens, gestos e som e traz o cotidiano do artista para o espaço da galeria.

O fazer/viver artístico e o objeto arte como formas complementares de significação.

Curadoria e expografia Fernando Falcon

Abertura: 15 de fevereiro 12-18hs

de 17 a 22 março