News

Intimate Freaks

Raul Diaz Reyes // de 10 de novembro de 2011 a 12 de janeiro de 2012

Primeira individual do artista Raul Diaz Reyes (Madrid – 1977) no Brasil. Em Intimate Freaks ele apresentará uma série que leva o nome da mostra e também uma série inédita de retratos desenhados dos Papas, feitos com canetinha e aquarela.

Os trabalhos de Raul são híbridos e revelam um traço irônico. Em alguns momentos requerem a participação do espectador para ‘resolver’ as histórias contadas. O projeto se originou a partir de um arquivo fotográfico sobre “O Dia da Reencenação Histórica” na Califórnia. Nessa data, anualmente, as pessoas reconstroem batalhas históricas dos EUA, utilizando roupas de época, acessórios, cenários antigos, tanques, pistolas, cavalos, etc.

As imagens desse arquivo foram convertidas em desenho, incorporando elementos do próprio imaginário do artista, com influências da cultura underground americana, da “outside art”, do simbolismo e da ficção científica (sci-fi). Neste trabalho, o artista almejava ir contra a tradição rígida da técnica da gravura, a fim de explorar livremente as áreas de desenho e também a repetição, sendo cada impressão, uma nova obra. O título da exposição revela duas características do trabalho de Reyes: “‘freaks’ representa o imaginário da criação, o estranho.

Já ‘intimate’ surgiu por conta da relação entre o espectador e a obra tal como quando se abre uma caixa para observar uma gravura após a outra ou a relação entre um leitor e o livro que está lendo. O artista é premiado pela instituição Matadero Madrid, onde realizou uma edição de 50 gravuras em água forte, que sofreu intervenções de desenho, colagem e aquarela.