News

Flora Assumpção, Instalação A Natureza da Natureza, Parte 2015

A NATUREZA DA NATUREZA. 2015

Flora Assumpção


'A Natureza da Natureza' é uma proposta de instalação de intervenção que pretende desenhar no espaço sem repetir ou reforçar a arquitetura existente e seus limites. O título é referência à obra homônima de Edgar Morin, onde o autor desenvolve a ideia de padrões primordiais de desenhos que se repetem nas formas da natureza e consequentemente nas invenções humanas.  Este conceito já fora observado e posto em prática por Leonardo Da Vinci em seus desenhos e criações de máquinas e protótipos. Posteriormente outros artistas evidenciaram a repetição dos padrões matemáticos nas formas da natureza, como Ernst Haeckel e Karl Blossfeldt.

A intervenção consiste em um desenho que ocupa parcialmente a arquitetura, realizado a partir de materiais cotidianos produzidos industrialmente, numa tentativa derecriar artificialmente uma nova natureza.
A observação da natureza e do meio construído e habitado/ocupado pelo homem é o ponto de partida para a criação do trabalho. A artificialidade das criações humanas, a manipulação/construção da paisagem, os híbridos, a robótica, os transgênicos, os clones e as próteses, são observados a partir da imitação inevitável de mecanismos e padrões visuais da natureza nas tecnologias que criamos.
A obra ativa a reflexão e o debate sobre o artificial e as relações de inserção e interferência do homem com a natureza, pautadas pela interferência, poder e dominação.  

A PARTE chega ao quinto ano com galerias, ciclo de Diálogos, oficinas de criação e projetos especiais.
Paço das Artes / subsolo / USP / São Paulo
4 de novembro - exclusivo para convidados
5 e 6 de novembro / quarta e quinta: 13:00 às 21:00
7 e 8 de novembro / sábado e domingo: 11:00 às 19:00

Aberto ao público e gratuito