News

Carrossel

Luisa Ritter // 28 de janeiro de 2012 a 03 de março de 2012

Em Carrossel, a artista gaúcha apresenta seis grandes telas e cerca de 24 trabalhos em médio e pequenos formatos nesta que é sua primeira exposição solo em São Paulo. São diversos os materiais aplicados: telas; tecidos antigos (lençol e linho); azulejos; madeiras rústicas; papéis e capas de disco. “A pesquisa parte da fotografia, da realidade das formas – a partir delas procuro elementos mais orgânicos, com texturas vivas e naturais. A re-organização, re-significação deste ponto de partida, agregando a subjetividade da memória e da fantasia, criam narrativas imperfeitas”, analisa a artista.

Luisa Ritter começou a freqüentar o Clube do Desenho, em 2006. Buscou diversas formas de produzir, da colagem ao desenho partindo para a pesquisa por referências, principalmente fotografias e pinturas (Henri Cartier-Bresson, Matisse, Edward Hopper, Walt Disney entre outros).

O trabalho da artista descreve cenas que encontram eco no imaginário de muitas pessoas, pois retratam situações cotidianas. Recordações pessoais, fotos antigas de sua família e registros de época, se fundem a uma estética visual de pinceladas expressivas. Realiza composições onde as formas e cores, oscilam em diferentes níveis de detalhamento, nitidez e vivacidade.

 A escolha do título “Carossel” se dá no ritmo das memórias e da vida cotidiana, dispostas como um mozaico ou um filme Super8, conta Ritter: ” giramos e giramos em mundo de imagens, e sempre voltamos onde começamos”. Atualmente Luísa mora e trabalha em São Paulo, participa regularmente de exposições e publicações.