News

A Estória Hilustrada

Theo Firmo // De 01 de outubro a 5 de novembro de 2011

Em A Estória Hilustrada e Outros contos, Theo Firmo apresenta uma série de desenhos sobre questionamentos que envolvem a memória na formação da História, sendo a  memória um espaço comum onde o público e o privado, o real e o fictício, convivem.

A obra que leva o nome da mostra Estória Hilustrada, é  constituída por 64 desenhos feitos através da queima precisa do papel com um pirógrafo. O artista utiliza como suporte um livro didático dos anos 60 que ensina diversas disciplinas ao mesmo tempo: história, geografia, ciências, deveres do cidadão etc. Ao passo que Firmo interfere nas páginas com os desenhos, os assuntos se misturam e os tópicos se contaminam, tornando o livro uma superfície, um espaço para tudo.

Já na série Outros Contos, Theo investiga os processos de narração e leitura: “Cada peça é composta por experiências, objetos, fenômenos e lembranças. Há elementos isolados e desenhados em pequenos papéis de escritório, classificados e arrumados para gerar a leitura como uma história, um organograma ou um híbrido entre os dois”, conta Firmo.