News

Ninguém Sabe Até Acontecer

Nazareno // de 20 de outubro á 30 de novembro de 2012

A mostra de inauguração da nova sede da Galeria Emma Thomas conta com desenhos, objetos, esculturas e outras propostas tridimensionais, desenvolvidas no decorrer dos últimos dez anos de carreira do artista e somente agora serão mostradas.

Nazareno é reconhecido por explorar aspectos da infância, seja pelas temáticas ou pelas obras geralmente realizadas em escala miniaturizada. Seus trabalhos operam no espectador um retorno à condição infantil e falam das “descobertas”, do instante onde o acontecimento se dá e uma nova realidade se configura, falam da passagem da imaturidade para outra condição.

“Sempre me interessou saber quando exatamente as coisas cumpriam seus ciclos. Entender como o inconsciente mostra a hora exata de algo a ser realizado, quase como aquele segundo preciso onde devemos desligar a chama do fogão para que o leite, ao ferver, não transborde”. É assim que Nazareno define a temática da exposição.

Além do resgate da infância, outra perspectiva da arte de Nazareno é o convite que o artista faz para o espectador se ater aos detalhes que escapam a percepção. “Creio que meus trabalhos podem contar estórias e que trazem narrativas, que levam o espectador a outro tempo”.

 

Sobre Nazareno
Graduado em 1998 em Artes Visuais pela Universidade de Brasília-DF. Desde então, tem realizado diversas exposições em galerias particulares e instituições como MAM-Rio, MAM-SP, MAB-DF, Instituto Cultural Itaú-SP, Funarte, Instituto Tomie Ohtake, entre outros, além de participar de diversos salões nacionais, projetos de mapeamento, como o Rumos Visuais Itaú e residências artísticas. Nos anos de 2011, 2008 e 2006 foi indicado ao prêmio Marco Antônio Vilaça-SESI e em 2010 foi um dos artistas convidados do 29º Arte Pará.

Suas obras estão em diversas coleções públicas e privadas. Desde os anos 90, paralelo a atividade artística, tem atuado em outras áreas culturais como professor, curador, coordenador de espaços culturais e consultoria em edições de artes plásticas.